2 de fev. de 2010

Festa para Iemanjá

02 de fevereiro é uma data muito especial, dia em que se comemora “Iemanjá”, a rainha do mar. A orixá desfruta de grande simpatia do povo de religiões afro-brasileiras e também de outras religiões distintas. É uma das datas mais populares do país e sua comemoração atrai uma multidão de fiéis à Praia do Rio Vermelho, em Salvador.
Os pescadores esperam da rainha dos mares, tempo propício, mar tranquilo e abundância de pesca, além de proteção pelas vidas que trabalham no mar.
Iemanjá representa a procriação e a maternidade, sendo considerada a mãe de todos os outros orixás, na qual sua personalidade se dá pela paciência e rigor. Por isso lhe são dedicadas todas as cabeças.
A rainha dos mares é representada por cabelos longos e lisos, seios fartos, faces delicadas, toda ela é divina e graciosa.
Dependendo de cada região que a cultua, Iemanjá pode receber vários nomes: Janaína, Mucunã, Rainha do Mar, Inaê, Princesa do Mar, Sereia do Mar. Quanto à religião católica, denomina-se: Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Candeias, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.
Eu que moro em Aracaju/SE, não podia deixar de homenageá-la, afinal, neste pequeno paraíso de águas claras, na linha do horizonte, Iemanjá desponta muito bela e formosa, enquanto de pés descalços sobre a areia, eu a saúdo: Odô-fe-iaba! Odô-fe-iaba!
E canto:

Umbanda - Como é Lindo O Canto De Iemanjá
Mãe d'água
Rainha das ondas sereia do mar
Mãe d'água
Rainha das ondas sereia do mar

Iêêêêê Iemanjá
Iêêêêê Iemanjá
Rainha das ondas sereia do mar

Como é lindo o canto de Iemanjá
Faz até o pescador Chorar
Quem escuta a Mãe d'água cantar
Vai com ela pro fundo do mar

Mãe d'água
Rainha das ondas sereia do mar
Mãe d'água
Rainha das ondas sereia do mar

Fonte da música "Umbanda": http://letras.kboing.com.br/umbanda/como-e-lindo-o-canto-de-iemanja/

Texto de autoria: Luciana Tannus

Nenhum comentário: