19 de mar. de 2010

Aos concurseiros de plantão

Olá pessoal:

Dei uma sumidinha básica, normal! São os afazeres, fazer o quê!!! But I’m back.

Bom, hoje vou postar aqui no blog sobre o uso dos pronomes pessoais “eu” and “mim”.

Existe muita gente por aí que faz uma confusão danada no uso dessas palavrinhas, ou, desses pronomes!?!?! rsrsrs

Então, vamos lá!!!

De acordo com a norma culta, após as preposições emprega-se a forma oblíqua dos pronomes pessoais.

Vejam:

Entre eu e Jocasta nunca houve desentendimentos. (ERRADO)
Entre mim e Jocasta nunca houve desentendimentos. (CERTO)

Obs: Os pronomes do caso oblíquo exercem a função de complemento.

MIM = complemento; usado com preposição, pode aparecer antes de pausa.

Observem:

Ele olhou para mim com olhos de paixão. (Olhou para quem? Complemento: mim)

Percebem que há uma pausa em: Ele olhou para (pausa) mim....

Do mesmo modo será com as demais preposições: para mim e você, para mim e ti, sobre mim e ele, entre mim e ela, contra mim, por mim, etc.

Observem:

Ele esteve contra mim.
Será que ele poderá viajar por mim?
Sobre mim e você há uma aura belíssima.
Ela trouxe livros para mim e para ti.

Agora, os pronomes pessoais do caso reto exercem a função de sujeito.

Vejam:

Empreste-me esse livro para eu ler. (Quem irá praticar a ação de ler? Sujeito: eu)

*Dica: Eu = sujeito: usado antes de verbo no infinitivo; não há pausa entre ele e o verbo.

Mas, atenção:

Necessito dos livros para mim fazer a pesquisa. (ERRADO)

Vocês estão enxergando a preposição “para” e um verbo no infinitivo, não estão??? No entanto, o pronome “mim” nesse caso está exercendo o papel de sujeito da segunda oração: para mim fazer a pesquisa. Logo, o emprego do pronome oblíquo está equivocado.

O certo seria:

Necessito dos livros para eu fazer a pesquisa. (CERTO)

Espero que eu tenha esclarecido o uso correto dos pronomes pessoais para vocês. Então galera, mãos a obra! Vamos exercitar, só um pouquinho!!!

Por que você não empresta esse livro pra _______.
Para _______, ir ou ficar não faz diferença.
Já é tempo de _______ criar juízo.
Não fazem nada sem _______.
É muito difícil para _______ ouvir isso.
Faltam três horas para _______ terminar o trabalho.
A revista era para _______ ou apenas para _______ ler?

Até a próxima pessoal!!!

Nenhum comentário: