7 de jun. de 2010

Personalidades homenageadas Brasil 2010


Conhecer Clevane não é apenas conhecê-la por meio de suas poesias, mais do que isso, é dedicar-se a conhecer a sua história de vida. Clevane Pessoa, como podem verificar, já carrega no próprio nome a responsabilidade de enquanto pessoa (criatura humana), desempenhar o seu papel magistralmente, doando-se de corpo e alma a tudo que realiza. A tudo que é de dever do ser humano cumprir enquanto toma por empréstimo esta casa de Deus, aqui na terra. Mas só quem a conhece de perto, realmente, pode reconhecer tal notoriedade e, sobretudo, desprendimento às coisas materiais. A sua preocupação reside no bem-estar do outro, sem ver a quem, sempre esteve à disposição para ajudar e acolher, seja com uma palavra amiga, seja com a sua presença ou, melhor ainda, compartilhando dos seus conhecimentos e experiências culturais para com aqueles que ela encontra pelo caminho.
A prova de todo o seu comprometimento e generosidade com o social e, especialmente, a arte em nosso país, se reflete no reconhecimento de pessoas ilustres como a Srª. *Ana Félix Garjan, Presidente da Universidade Planetária do Futuro - (Grupo ArtForum Brasil 21),indicada em 2009 e também neste ano, e que a indicou para ser homenageada na cerimônia oficial do evento, PERSONALIDADE BRASIL 2010,em 25 de junho, em Taubaté-SP.
*Outro grande destaque também indicado pela Srª. **Ana Félix Garjan, a ser homenageado juntamente com Clevane Pessoa, é o Senhor Arthur Wilfrid Jaak Bosmans, criador das Poemagens, vice-presidente da Unifuturo, escritor, poeta, cineasta e professor. Homem simples, mas de grandes qualidades artísticas e intelectuais.

Fica aqui, registrado para conhecimento de todos os amigos da arte, duas grandes personalidades que merecem todo o nosso carinho e reconhecimento em prol da defesa e contribuição Cultural de nosso país.

** Parabéns à ilustre Ana Félix Garjan, que também será homenageada neste importante evento organizado pelo jornalista Raimundo Nonato, que é o responsável há 28 anos pelo brilhantismo dessa grande festa.
Abaixo, vocês podem conferir a excelência dos currículos da Srª. Clevane Pessoa de Araújo Lopes e Sr. Arthur Jaak Wilfrid Bosmans:

*Clevane Pessoa de Araújo Lopes, nordestina radicada em MG, é psicóloga, escreve desde a infância. Comemorou 50 anos de poesia em 2007. Militou na imprensa de Juiz de Fora nos Anos de Chumbo. Escreveu os livros de poemas: Sombras Feitas de Luz e Asas de Água, pela Plurartes, A Indiazinha e o Natal(Ed.Haruko) , Olhares Teares, Saberes (Ed.Popular-MA), Erotissima(Edit.Catitu). Na Bienal do livro de 2009., lançou este último e O Sono das Fadas.Co-autora nos capítulos de homossexualidade e educação sexual no livro Adolescência, Aspectos Clínicos e Psicossocias, pela Arte Med /RS.Publicou o poster de trovas Pana-Paná; \Criou o Projeto PPP: livros de poesia no pano.Jornalista e revisora.Responsável , no Rio de Janeiro, pelas oficinas com adolescentes,e metodologia participativa e revisão de manuais , no projeto Saúde, Vida, Alegria/CECIP /Kellogs, de Claudius Ceccon e Evelyn Eisestein.Coordenou vários programas de atenção integral à saúde do adolescente, mulher e família.Participa no Cd de poesias OISE, (anomelivros). Tem seu poema Renúncia, musicado no CD Somente Mulheres, selo aBrace, por Mariana Moraes-faixa 1.Está em vinte livros virtuais e vários e-books coletivos, em coletâneas de entidades da Internet.
Estudou desenho na SBAAT-Sociedade de Belas Artes Antonio Parreiras, em Juiz de Fora, MG. Ilustra livros, inclusive os próprios.

Participou em 2008, com 25 desenhos no “ORIGINAL-_Livro de Artistas”, projeto de Regina Mello, no tema “A forma do Porte Vazio”, exposto em maio 2010, no Palácio Galveias, em Lisboa-Portugal. Desde março de 2009, sua mostra de poemas e desenhos, GRAAL FEMININO PLURAL, vem sendo exposta nos Centros Culturais e regionais de Belo Horizonte, MG, com início na Galeria da Árvore do Museu Nacional da Poesia.Palestrista, conferencista e oficineira de Poesia.Consultora de Teatro.Participa de mais de noventa antologias e coletâneas, por premiação, seletiva ou cooperativismo.Mantém doze blogs temáticos de divulgação cultural, entrevistas,resenhas e outros.
Premiada no Brasil e no Exterior, entre os prêmios, destaca-se o primeiro lugar de crônica, Troféu Domervilly Nóbrega/Programa ContraPonto/Rádio Industrial de Juiz de Fora/MG-Brasil ;Primeiro Lugar de Conto Livre nos XXIII Jogos Florais do Algarve, em Portugal, com “O Labirinto Negro”;Primeiro lugar de Poesia, com "O Chão de Nossa Terra"-no Festival de Inverno de Ouro Preto/Mariana –MG- em 2009.Entre os troféus e medalhas , em 2001, recebeu placa de aço , no Dia da Mulher, na Assembléia Legislativa de Belo Horizonte , por seu trabalho social e literário;Em 2007, o Movimento Cultural aBrace (Brasil/Uruguai), deu-lhe um troféu pelas Bodas de Ouro de Poesia; Recebeu Medalha de Ouro , de Mérito, do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais(InBrasCI) e o Mérito da Aldrava ,Letras e Artes ;O Grande Colar de Mérito ,maior honraria da Câmara Municipal de Belo Horizonte-Patrono Oscar Niemeyer.Em 2009, recebe o maior troféu do aBrace, por seu trabalho cultural.Em 2008, recebe , do BH na PAZ, certificado por sua luta "por uma Belo Horizonte mais Pacífica". Integra os Poetas Pela Poesia e Pela Paz e faz parte da coordenação do evento Paz e Poesia, na capital mineira .Em abril de 2010, no I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, recebe placa “pela contribuição à Língua Portuguesa”(UCCLA_União de Cidades Capitais de Língua Portuguesa e Capitania das Artes-Prefeitura de Natal/RN) e, em sua cidade natal, São José de Mipibu, é homenageada na Câmara Municipal (maio/2010).

É Poeta Honoris Causa (CBLP), “Doutora em Filosofia Universal/PH.I-Filósofa Imortal “Honoris causa”, em reconhecimento à produção univérsica –filosófo/literária de efeitos e repercussões internacionais”(ALB e CONALB).E ainda :Embaixadora Universal da Paz, pelo Círculo Universal de Embaixadores da Paz-Genebra,Suíça/Orange,França ; Diretora Regional do InBrasCi (Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais);Vice Presidente do Instituto Imersão Latina;Diretora de Divulgação Cultural Universidade Planetária do Futuro dos Grupos ARTFORUM BRASIL UNIFUTURO; Patronesse da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores.

Acadêmica da Academia Feminina Mineira de Letras (AFEMIL), Cadeira 05/Cecília Meireles; da ALB/Mariana, Cadeira 11-Laís Correa de Araújo;Membro do Green Peace, do virARTE,da ONE, da APPERJ, da CAPORI.Acadêmica Correspondente da ADL, ANELCARTES, AIL, ATRN, ACL;Representante da Rede Cultural Catitu e da ONG Alô Vida.
Visitem o seu blog na web:

*Arthur Jaak Wilfrid Bosmans
Nasceu em Belo Horizonte em 29 de novembro de 1950.
Filho de Wakyria Bosmans e de Arthur Louis Joseph Jean Bosmans (Maestro Arthur Bosmans)
-Presidente da Academia de Artes Ciências e Cultura “Maestro Arthur Bosmans”
-Vice Presidente da Universidade Planetária do Futuro
-Coordenador do Núcleo ARTFORUM BRASIL XXI - Belo Horizonte-
-Embaixador da Paz pelo “Cercle Universel des Ambassadeurs de La Paix” Genebra – SUIÇA / Orange – FRANÇA
-Cônsul Poetas Del Mundo B.Serra em Belo Horizonte.
- Acadêmico Correspondente da AVSPE” Academia Virtual Sala dos Escritores e Poetas
-Humanista Honoris Causa em razão da excelência de sua obra a favor dos DIREITOS HUMANOS - pelo Clube Brasileiro da Língua Portuguesa
-Músico pela OMB como pianista e guitarrista, com passagem por várias bandas, entre elas a mais conhecida a “Vox Populi”.
Cineasta formado na Bélgica onde morou, e realizou importantes documentários, reconhecidos pelo "CENTRO STUDI E SCAMBI INTERNAZIONALI" de Roma”.
-Artista visual com formação pela Escola Guignard.
-Escritor, colaborando desde 1972 no Suplemento Literário do Minas Gerais com contos e poemas.
-Publicitário premiado em diversos eventos, recebendo entre muitos Prêmios, o de “Profissionais do Ano da Rede Globo”, como diretor de comerciais.
-Presidente do Clube de Criação de Minas Gerais, quando criou com sua equipe, a primeira campanha de impacto nacional em defesa da Amazônia, para a AMDA.
-Vídeo maker com musicais exibidos na Rede de televisão Sueca e Italiana.
-Professor Universitário de Cinema.
-Coordenador e professor do curso de Especialização “O Cinema e a Literatura na sala de aula” na Universidade do Triângulo.
-Premiado e finalista no “Festival Mundial do Minuto” e no Festival “Tudo sobre Mulheres” com o filme do livro “Mulheres Breves” da escritora Kenia Maria de Almeida.
-Destacou-se em 2009, pelo projeto cultural “100 ANOS do MAESTRO ARTHUR BOSMANS”, realizado pela Secretaria de Estado de Minas Gerais, com vários eventos em todo o País, divulgado em diversas mídias, com vários fóruns e debates em Universidades, e um grande Concerto Sinfônico no Palácio das Artes com composições exclusivas de Arthur Bosmans.
Ainda em 2009 destaca-se como o poeta “Pai da Poemagem”, um movimento que criou em 2002, e hoje, reconhecido como o mais atrativo e criativo movimento lítero-visual.
Recebe por seu destaque o diploma de “Personalidade Brasil 2010”, pela FALASP
As Poemagens dão hoje à Jaak Bosmans destaque especial no Universo Literário Mundial, tendo seu nome e suas Poemagens enviados pelo Pavillon Artforum d’Art Brasil-França para e Exposição Ano da França no Brasil.

ATIVIDADES ACADÊMICAS

Professor do Curso de Cinema, TV e mídia digital da UNITRI (Introdução ao equipamento de cinema e vídeo, Introdução a fotografia, Introdução a produção de cinema e vídeo, teoria e organização da produção e desenvolvimento de projetos audiovisuais).
PALESTRAS
- Professor do curso de Fisioterapia da UNITRI - (O corpo em movimento).

- Consideração sobre Música Popular Brasileira no Colégio Anchieta - 1968.

- Consideração sobre Propaganda e Publicidade no Colégio São Paulo - 1974.
- Painel de Produção Eletrônica no II Encontro Nacional de Criação, em São Paulo - 1979. - Produção RTV organizado pela ABA na Federação das Indústrias - 1983.

- Debate no VII Encontro Anual do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff - tema do filme sobre sua vida 1987.

- Presidente do Júri de Rádio e T.V.do 11o Prêmio Colibri do Espírito Santo 96.

- Palestra sobre introdução à produção editorial (eletrônica) para o 1º Período de PRODUÇÃO EDITORIAL da UNI BH (2002)

- Palestras sobre a construção de um filme publicitário na “Faculdade Estácio de Sá” em BH para o 4º período de publicidade - Palestra sobre cinema, no encerramento da 15ª SECOM no Center Convention de Uberlândia como professor da “UNIT” - Debate sobre o filme “Fala tu”, do circuito “ CINEMA BR em MOVIMENTO” organizado pela diretoria de cultura da UFU realizada na UNITRI.

CURSOS MINISTRADOS

- Curso de Produção Áudio
-Visual na FUMA, em 1975, para os alunos de Publicidade.
- Curso de Rádio, Televisão e Cinema na Universidade Católica de Minas Gerais, em 1978, para os alunos de Publicidade.
- Curso de Direção de Cena promovido pela: Talentos Associados em 1991.

- Oficina de Vídeo na Companhia de Teatro-Escola de Arte 1988

- Oficina de Iniciação ao Cinema Documental no Festival de Inverno em Ouro Preto -22 a 26 de julho 2002 – Realizado dela UNI-BH.

- Desenvolvimento do tema "Luz e Imagem Corporal" dentro da disciplina Introdução à Coreografia e Dança I na unidade de estudos “A Expressividade do Espaço” para os alunos de Educação Física da UFMG- 2002.
- Oficina de “Direção de cena” no SESC Uberlândia durante o evento “Mostra do Cinema” - A poética do Comportamento - Fev 2004.
CURSOS
- Curso de Cinema "Gestão 65/66" pela Universidade Católica de Minas Gerais.
- Curso de Belas Artes na Escola Guignard em 1969 e 1970. - Curso de Literatura Brasileira pela Academia Mineira de Letras em 1969.

- Técnico de Filmagem, Montagem, Gravação,e Direção de Filmes pela Agfa-Gevaert em Mortsel (Bélgica) em 1974.

- Curso de Engenharia de Operação Mecânica pela Escola Técnica Federal de Minas Gerais de 1972 a 1976 - Curso de Oratória com o Professor Otávio Cardoso

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

- Diretor do Departamento de RTV das agencias: ASA criação e publicidade, Skema propaganda, Setembro propaganda, Hoje propaganda, JMM publicidades, SMP&B.

- Diretor de produção da PRÓ-PRODUÇÕES Cinematográficas, Exacta Produções, Bemol Produções.

- Diretor Presidente da Mil Criações e Produções Ltda.

- Sócio Fundador da P&B, Paiva Bastos e Bosmans Comunicação.

PREMIOS NACIONAIS

Colunistas 86 .Prata - Móveis Know-How Denise I/II/III
Colunistas 87 .Bronze - Motorauto 30 anos.
Prata - SSV Portifólio

Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo - Mercado Centro-Oeste
Finalista Campanha Copasa - 1984.
Finalista - Computadores Foto Elias - 1984
Vencedor Campanha Kildare - 1985
Finalista Capanha Know-How - 1986
Finalista Familia Down - 1987 Finalista "Rock Silêncio" – 1989

PRÊMIOS REGIONAIS
Colunistas 80 Ouro
- Melhor conjunto de comerciais para a TV. Bronze

- Melhor filme 30'' - Streap Tease ''Manoel Bernardes''(Filme escolhido para representar o Brasil com mais 27 outros, numa mostra da Propaganda Brasileira em Nova York e Cannes em 1981).

Colunistas 84 Ouro
- Testemunhal Líder Táxi Aéreo gravado em Tucson - Arizona
- Ouro - Campanha Copasa 10 anos.

Colunistas 90 Ouro
- Família Down Bronze - Campanha do lixo PBH

Colunistas 93 Bronze
- ''Zoológico'' para Visão Mundial
NACIONAL
Colunistas 87
Bronze - Motorauto 30 anos
Prata - SSV Portifólio

MELHORES DO ANO
RTV do ano em 1978 pela AMP, SPBH, CCMG, GMMG.
RTV do ano em 1979 pela AMP, ABAP-MG, SAMG.
RTV do ano em 1981 pela AMP, ABAP-MG, SPMG, SAMG.

ARMANDO ZILLER (Rádio) 79
-Produto - Penaviar Varejo
-Credi Arruda Institucional
-Conta Reconstrução

1º FESTIVAL DO FILME PUBLICITÁRIO DE M.G.
-Melhor Direção - Filme ''Festa'' - Kildare 30''
-Melhor Direção - Filme Aeromodelo 45''

PRÊMIO GERAIS 88
-2º lugar Categoria Clip Musical - ISIS Conjunto Udyana Bandha
-Destaque Categoria Institucional - Presentation SSV

PRÊMIO MARKETING POLÍTICO 88
-Campanha dos Tucanos
-Prefeito Pimenta da Veiga
PROFISSIONAIS DO ANO DA REDE GLOBO
- Mercado Centro-Oeste
-Finalista Campanha Copasa - 1984
-Vencedor Campanha Kildare - 1985
-Finalista Rock Silêncio'' - Serviço Público - 1989

2º VOTO POPULAR'' DA FILA CENTRAL DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA
-''Meu Filho'' Família Down - 1987

XII PROMOÇÃO BRASIL 1993
-Medalha de Ouro - Tesouros da Ilha para a Alterosa Vídeo.

TRABALHOS PUBLICADOS
-“A LANTERNA VERMELHA” no Suplemento Literário do Minas Gerais.

-“PUSSY, UM AMIGO INSEPARÁVEL” no Suplemento Literário do Minas Gerais.

-“ESTÁTUA A CAPITAL DO UNIVERSO” no Suplemento Literário do Estado de Minas.

-Criador da Campanha em defesa da Amazônia pelo Clube de Criação de Minas.
DIVERSOS
-Colaborador do Suplemento Literário de Minas Gerais publicando contos e crônicas

- Estudos de Musica, aprovado pela ordem como pianista e guitarrista

- Gravação de um disco como participante do conjunto”VOX POPULI”
- Finalista de vários festivais de MPB, como compositor em parceria com o poeta Adão Ventura.

- Condecorado com a medalha Centenário do Dr. Mario Penna pelo reconhecimento aos serviços prestados ao Hospital do Câncer.
CURTA-METRAGENS, PROGRAMAS, DOCUMENTARIOS E CLIPES

- Assistente de Direção do Filme "GENESE DEGRE 3000" da Produtora O.D.E.C. de Bruxelas em 1974, apresentado na Photokina em Colonha (Alemanha).

- Assistente de Direção do Filme "JEROEN BOSCH" para o Ministério da Educação Nacional e Cultural Neerlandesa em Bruxelas, 1974.

- Assistente de Produção da firma "TELCIFILM" de Bruxelas e Países Baixos na produção de um filme sobre a Pintura Flamenga no Século XIV, em 1974.

- Diretor do Filme "ITIUBA-PROPRIÁ - UM SALTO PARA O FUTURO" para a Construtora Andrade Gutierrez (Documentário).

- Diretor do Filme "MÚSICA, MAESTRO" da Banda de Inhaúma.

- Documentário sobre os 100 Anos de Belo Horizonte, para o Hospital Mário Pena

- Diretor do Primeiro Concerto Sinfônico gravado em Minas Gerais

- "75 ANOS DO MAESTRO ARTHUR BOSMANS", no Palácio das Artes.
- Diretor do Vídeo Clip "DON BOSCO NEL MONDO” apresentado pelos Salesianos na Itália, em 1987.
- Diretor do Programa de "MARCAS E PILOTOS" de 1987.
- Diretor e Criador do Clip de apresentação dos equipamentos AMPEX para o SSV - 1987.

- Diretor e Produtor do Clip "ISIS" do Grupo UDIYANA BANDHA adquirido pela Swedish Television (Estocolmo)

- Diretor e Produtor das Peças de Ballet "PAS DE DEUX" e"CENA 1", de Arnaldo Alvarenga, apresentados no Vídeo-Dancemaker Charles Atlas no Carlton Dance Festival em 1989 (Rio e São Paulo).

- Diretor dos Vídeos dos Melhores do Ano de 1991, apresentados no Palácio das Artes com transmissão simultânea.

- Diretor do documentário "50 ANOS DA CIA VALE DO RIO DOCE", 1992.

- Diretor do video educativo “O menino e o macaco azul” para o IPSEMG (animação e massinha)

- Diretor do video “Tesouros da Ilha” para Alterosa video.

- Diretor roteirista e criador do video “ Crianças diante do Trono”
para a Igreja Batista da Lagoinha.



*Crédito foto - Jaak Bosmans: http://jaakbosmans.blig.ig.com.br/index.html - * Crédito currículo: http://jaakbosmans.blig.ig.com.br/index.html

*Conheça a Universidade Planetária do Futuro, clique sobre o título desta matéria.

Um comentário:

Júlio Ribeiro Cortez disse...

oi Luciana, obrigado a você pela atenção, muito bonita e simpatica.Virei seu seguidor!rs. tendo um tempo me adiciona em seu orkut. Felicidades a você e parabens pelo seu trabalho.
contato:
julianopoetamendes@hotmail.com