23 de abr. de 2010

EMPREGO DOS DEMONSTRATIVOS - ESTE - ESSE - AQUELE

Aos meus queridos amigos virtuais, estou de volta. E, hoje, postarei aqui o emprego dos pronomes demonstrativos: Este, Esse, Aquele - Esses pronomezinhos que causam tanta confusão em nossa cabecinha quando temos de usá-los.
Então, o empregos dos pronomes demonstrativos são usados nos seguintes casos:

1. Proximidade de objetos

Este - próximo ao falante

Esse - próximo ao ouvinte

Aquele - distante do falante e do ouvinte

Ex: Este caderno não é meu. O meu é esse que está na estante.

2. Referência a termos anteriores

Este - termo próximo

Esse - termo intermediário

Aquele - termo distante

Ex: Palestinos, Judeus e Amerianos reuniram-se em Paris. Durante o encontro, estes(Americanos) chamaram aqueles(Palestinos) de terroristas e tiveram o apoio desses.(Judeus - Termo intermediário).

3. Citações

Este - antes da citação

Esse - após a citação

Ex: Este é o seu dever: Estudar (Este - é um elemento catafórico - refere-se ao que foi dito depois)

Conhecer o mundo, é esse o meu sonho. (Esse - é um elemento anafórico - refere-se ao que foi dito antes).

4. Tempo

Este - presente

Esse - passado e futuro

Aquele - passado e futuro distantes

Ex: Este mês está passando depressa (Presente)

Aniversariei ontem, esse foi um dia especial (Passado)

A abolição ocorreu em 1888, aquele foi um ano de mudanças (Passado distante)

*Bom pessoal, esses são os casos em que são empregados o uso dos pronomes demonstrativos. Espero que eu tenha esclarecido as dúvidas de alguns.

Até a próxima.

Nenhum comentário: