30 de out. de 2012

Obras da amiga Iara Abreu em exposição no Centro Cultural UFMG - BH


“O Olhar do artista sobre o livro esquecido”



“Obras criadas a partir de livros didáticos em desuso”

É um projeto que integra e promove ações entre escolas da Rede Municipal de Educação, tendo por objetivo gerar uma reflexão sobre a destinação e aproveitamento adequado dos livros didáticos distribuídos pelo MEC/FND, valorizar o livro didático que esteja fora de seu triênio de validade e destinado ao descarte e/ou doação, e reaproveitá-lo didaticamente, na própria escola.

Como parte dessas ações foi organizada a exposição coletiva “O olhar do artista sobre o livro esquecido”, com obras criadas por vários artistas convidados, a partir de livros didáticos em desuso. A ação permitiu que os artistas transitassem do figurativo ao abstrato, cada um com sua linguagem, sua técnica, reunindo-os assim numa coletiva diversificada quanto aos estilos, mas uníssona no diálogo com o tema e material utilizado, ressaltando de maneira subjetiva, valores e memórias do nosso tempo de escola. E, que essa exposição desperte essa reflexão sobre os livros em desuso e que os mesmos sejam utilizados em toda a sua potencialidade e por todos que deles, direta ou indiretamente, se beneficiam. 

Projeto da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, Gerência de Coordenação Pedagógica e Formação e da Coordenação Municipal do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) com curadoria de Maria Aparecida de Almeida.

Nenhum comentário: